“Faça de sua casa a Praça dos Romeiros. Em nossa casa faremos o altar de São Francisco para celebrarmos a novena” mensagem do pároco e reitor, Frei Jonaldo

Durante coletiva virtual com a imprensa realizada na manhã dessa quarta-feira (19), o pároco e reitor da Paróquia Santuário, Frei Jonaldo Adelino de Sousa, OFM, confirmou a realização da Festa e Novena de São Francisco da Chagas 2020 de Canindé de um jeito diferente, vai ser de modo virtual, com transmissão pelos meios de comunicação.

A decisão veio após reunião com o arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, José Antônio Aparecido Tosi Marques, na última segunda (17) e levou em conta a continuidade da pandemia do novo coronavírus. A resolução se deu para resguardar a segurança dos romeiros, devotos e de todos que participam e contribuem para a realização da tradicional romaria franciscana.

“No momento, tudo que atrai multidão de pessoas não pode acontecer de modo presencial, por isso vamos realizar nossa festa de um modo diferente, ela vai ser virtual, transmitida pelas mídias e celebrada em nossa família. Por isso vamos preparar o altar de São Francisco em nossa casa. A Festa deixará sua mensagem de esperança e neste ano de uma forma diferente, será uma experiência nova. Vamos fazer de nossa casa a Praça dos Romeiros, desse modo estaremos participando juntos do novenário. A Basílica é o coração de Canindé para o mundo todo” – Frei Jonaldo.

O que vem na programação do festejo

A Festa acontece de 06 e 16 de outubro e acontecerá na Basílica (sem a presença de público). Teremos na programação as transmissões ao vivo: abertura, missas, novenário, via-sacra, missa solene, documentários, programa de notícias e muito mais. Aguarde! Divulgaremos em nossas mídias toda a programação da Festa e Novena 2020.

Experiência na recuperação da saúde do reitor

Frei Jonaldo refletiu todo o tempo que teve hospitalizado e sua recuperação de saúde durante essa pandemia, o quão difícil e desafiante. “A Igreja é prudente e não quer correr o risco de circular essa pandemia, e assim a necessidade em ouvir as autoridades governamentais, órgãos de saúde, e seguir em obediência a orientação eclesiástica da Igreja, na proteção da vida”, ressaltou Frei Jonaldo.

“São Francisco é o Santo da paz. Precisamos todos caminhar juntos.”

Frei Jonaldo conclui com uma mensagem esperançosa de realização de uma bonita Festa e Novena, dessa nova experiência, agradece a todos e pede o envolvimento da comunidade paroquial no acolhimento e no serviço voluntário e reforça a importância da parceria dos meios de comunicação que estão nos ajudando a divulgar e evangelizar com a mensagem do santo padroeiro São Francisco das Chagas de Canindé!

Ambiente do festejo pensado no devoto

Estamos preparando com muito carinho um ambiente para você devoto e devota sentir São Francisco e o Santuário de Canindé em sua casa, com imagens ao vivo do altar e Basílica, o badalar tradicional dos sinos, as intenções de missa e novena, testemunhos de romeiros, hasteamento da bandeira de São Francisco e dos Estados, documentários, pedidos de oração virtual, doações online (a “joia” no altar de São Francisco), e muito mais. Aguarde!

Abertura dos espaços religioso e de visitação do Santuário: tudo acontecerá de modo gradual

Muitas perguntas são feitas em relação a abertura dos templos religiosos, e para isso precisamos entender que tudo é um processo e acontecerá de forma gradual com muita responsabilidade. Com os cuidados sanitários, de orientação, uso de álcool em gel, uso de máscara, mantendo o distanciamento e controle de acesso. Em organização também com o município e Estado, pois há toda questão sanitária e de cuidados.

Aguarde, pois iremos divulgar todo o funcionamento de nossas espaços religiosos, da Basílica, Igreja do Monte, Zoológico, Museu. “Tudo no tempo de Deus”. Estamos com saudades de vocês devotos, logo estaremos juntos presencialmente. São Francisco, intercedei por nós!

Voluntários da Festa 2020

Estaremos recebendo o nome das pessoas que queiram “servir no trabalho voluntário” de nossa Festa 2020. Entre em contato conosco pelo fone: (85) 3343.0297 /whatsapp – secretaria da paróquia.

Festa 2020

A Festa de São Francisco das Chagas, considerada a maior romaria franciscana das Américas, acontece de 6 a 16 de outubro, pelas mídias digitais da Paróquia Santuário de Canindé. Em 2020, o tema escolhido para os novenários é “São Francisco e a Eucaristia” e o lema “A Igreja Vive da Eucaristia”.

O cartaz foi lançado oficialmente no dia 7 de agosto, durante a missa transmitida pela Rede Vida de Televisão.

Fonte: CNBB Regional Nordeste- 1 Ceará